Calendário
  • 25/04/201425 - Plantão Pedagógico I
  • 26/04/201426 - OBF (Olimpíada Brasileira de Física)
  • 09/05/20149 e 10 - Dia das Mães
  • Veja todas as datas »
Home > Educação Infantil > Apresentação Educação Infantil

Educação Infantil

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010, 10:39

Apresentação Educação Infantil

Apresentação
Ao relacionar-se com a realidade a criança busca não somente compreendê-la, mas também compreender a si mesma. O reconhecimento de quem é, ou seja, a formação da sua identidade está intimamente ligado ao reconhecimento do outro no seu jeito de ser, agir e pensar. É no contexto social e cultural que a criança compõe o seu universo pessoal.
"A identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Sua construção é gradativa e se dá por meio das interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição." (RCN, vol.2 pág.13)
Pensando nesta proposição e considerando que a identidade é um aspecto fundamental na formação da criança, definimos que este será o eixo que perpassará todos os demais no desenvolvimento da nossa proposta. A formação da identidade e o desenvolvimento da habilidade de agir, cada vez mais, de forma consciente e responsável, será o objetivo que norteará e delineará a abordagem de todos os demais conteúdos. Isto por que consideramos que, como afirmamos anteriormente, a formação da identidade está intimamente relacionada à compreensão e às formas de relação da criança com o mundo que a cerca.

Equipe de professores

silene-mat-5614015.jpg
vanderleia-jdi-1575173.jpg
paula-junia-jd-175259.jpg
nivia-jd-iia-31471318.jpg
Produzido por ILION